[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF

Bem-Vindo à edição da LinuxFocus de Maio/Junho de 2003

[flowers of may] Recentemente numa festa, conheci uma mulher que trabalha para a Microsoft. Mesmo que não estivesse na disposição de discutir o tópico Linux vs. Microsoft com ela, ela não resistiu em mencionar que ela pensava que o monopólio (natural) da Microsoft era bom para toda a gente. A companhia oferece bom produtos a um preço rentável. Hmm, para algumas pessoas isto pode ser mesmo assim. Mas então porque é que o Linux é um sucesso? Como é que se tornou assim ao ponto de eu e muitas outras pessoas não pensarmos em usar o Windows mais alguma vez? Existem imensas razões porque gosto do Linux: Primeiro de tudo gosto de ter uma escolha e gosto da minha liberdade. Algumas pessoas gostam de um chefe pensador ou ditador porque não têm de tomar responsabilidades e não têm de pensar. Para estas, certamente que o Windows é o sistema correcto a usar.

O Linux contudo dá-lhe liberdade no verdadeiro sentido da palavra.

Ao usar o Linux tenho muitas escolhas. Começa pela distribuição que uso, como há muitas posso escolher o look and feel do ambiente de trabalho e até o nível do Kernel e do sistema operativo posso personalizar ao meu gosto. Tenho a liberdade de alterar os programas, adicionar funcionalidade, de os usar como gosto e consoante o meu prazer. Não sou espiado por ninguém que me diz quando devo alterar ou actualizar. Pode manter e usar o meu Linux PC pelos anos que me apetecer. Isto é especialmente importante para sistemas servidores que podem viver, geralmente, por um período longo de vida; 5 anos, 10 anos...

Mas clado que esta liberdade tem o seu preço e você não obtem um "lançamento livre" por usar o Linux: não pode usar o Linux com sucesso se não estiver disposto a passar horas aprender a conhcecer o sistema. A não ser que só use os programas que vinham na sua distribuição, então por exemplo encontrará que a instalação de alguns programas é por vezes técnica e que alguns bugs têm de ser corrigidos antes.

Se está disposto a pagar este preço valorizando a sua liberdade é consigo!

Caso esteja disposto a LinuxFocus pode ajudá-lo a obter o Know-how necessário.

Aprecie a Leitura!

--Katja Socher--



Artigos da LinuxFocus.org

Desenvolvimento de Software

Aplicações

Artigos da Linux Netmag
[LinuxNetmag.com]
Artigos da Linux Gazette
[]

Administração de Sistema

Forum

A Dica da LinuxFocus

Precisa de uma Psíco-Terapia?
Inicie o emacs e digite "M-x doctor" ou menu-bar=>help-menu=>eliza
Descreva o seu problema numa frase em Inglês e prima return duas vezes.

Divirta-se :-)


© 2003 LinuxFocus
Click aqui para obter a lista de contactos das pessoas da LinuxFocus